quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conheça os participantes do IX Encontro de Corais da UTFPR


O Encontro de Corais da UTFPR acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho, com o intuito de reunir quase 30 corais de diversas localidades da cidade de Curitiba e região, como também Salto Veloso, Joinville e Maringá.

Confira aqui a programação.


Coral AB-Deter


Coral da Primeira Igreja Batista de Curitiba, existe a 65 anos, seu nome é uma homenagem ao missionário americano Arthur Beriah Deter, que foi um dos fundadores da Primeira Igreja Batista de Curitiba a 98 anos atrás. O coral foi formado com o propósito de através da música levar uma mensagem de fé e esperança aos ouvintes, além de integrar os cantores a um relacionamento familiar. O coral já participou da gravação de CDs da própria igreja, além de realizar viagens pelo Brasil, Chile e no Paraguay.
Coral ABRH-PR

O Coral da ABRH-PR - Associação Brasileira de Recursos Humanos, foi fundado em 03 de Fevereiro de 2006,com os propósitos de contribuir para o aprimoramento da qualidade de vida nas empresas, em todos os seus aspectos, e de resgatar e valorizar as tradições, a arte, a cultura e, mais especificamente, a música brasileira. Tem em seu repertório musicas de raiz, MPB e datas comemorativas  em dias festivos como  Juninas,Natalinas, Dia da Criança,dias das mães, dos pais etc.
As apresentações do Coral da ABRH visam, dentro da filosofia e princípios da ABRH, trazer alegria e bons momentos para alivio e deleite de seus espectadores.
A ABRH-PR é uma seccional da ABRH-Nacioanl e foi fundada em 1966, por iniciativa pioneira dos profissionais, que atuam na área de Recursos Humanos e, até hoje, tem como missão ser uma instituição que congrega os profissionais que atuam nas empresas na área de RH ou na gestão de pessoas, objetivando sempre trazer para as organizações e seus colaboradores o melhor ambiente de trabalho possível.
O Coral, hoje patrocinado pela ABRH, é um instrumento, que alem de trazer cultura e lazer, tem seu foco de cunho social, apresentando-se voluntariamente em Hospitais, Clínicas, Creches, Asilos, Associações, Escolas, Faculdades e outros eventos públicos.


Coral APP-Sindicato

Fundado em 1983 pelo Maestro Mario Garau, fez sua primeira apresentação no dia 15 de outubro de 1983, em homenagem aos professores. No inicio configurou-se como coro misto, tornando-se posteriormente composto apenas por vozes femininas. Ao completar 25 anos, o grupo assinalou a data com o lançamento de um cd, no qual constam canções que marcaram sua trajetória. Formado por senhoras em sua grande maioria professoras, tem um repertório variado, que vai de músicas sacras e clássicos, a canções populares, com enfase no repertório paranaense.  A coordenação está, desde o nascimento do grupo, a cargo de Célia Barbosa da Silva. Atualmente é regido por Doriane Rossi e conta, ao piano, com o talento de Larissa B. Lourenço.


Coral da Associação da Vila Militar

O coral da Associação da Vila Militar foi criado em 12 de Maio de 2005 e integra o Projeto AVM - Qualidade de vida, visando a integração associativa através de práticas musicais, apresentando-se junto a hospitais, casas de apoio, onde busca o fortalecimento da auto estima de seus integrantes no exercício da caridade e solidariedade. O regente do coral AVM é o tenente da reserva da PMRR Maximiano Pereira da Silva formado pela Faculdade de Artes do Paraná. A tecladista é a 3º Sargento da PMPR Silvana Haas da Silva formada na Escola de música e Belas Artes do Paraná.




Coral Atuação

O Coral Atuação é formado por 62 crianças entre 8 e 14 anos, todos alunos da Escola Atuação. O coral é composto por uma mistura de crianças que estão fazendo parte da nossa cantoria pela primeira vez, e outros que já cantam com a gente há 2, 3 e até 4 anos, movidas pela paixão e vontade de cantar.





Coral Bom de Boca

O Coral Bom de Boca é um grupo vocal mantido pelo Colégio Santa Maria e integra funcionários, pais de alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade. O grupo foi criado em 2000 e desenvolve um trabalho vocal focado na música popular.
Bom de Boca já se apresentou em show de Kleiton e Kledir, na Ópera de Arame, em 2003; abriu o show de Renato Teixeira no teatro do CIETEP, em 2011; e encerrou o show de Carlos Careqa, no Teatro Paiol, em 2012.



Coral COPEL Curitiba

O Coral da COPEL, que está atualmente em sua terceira formação, faz-nos lembrar que grandes empresas podem oferecer muito mais que produtos e serviços, oferecem arte, cultura e qualidade de vida! O coral da COPEL já contou com nomes importantes da música em sua liderança como a maestrina Aidée Gorosito, e em ocasiões especiais emocionou a população curitibana, como na comemoração dos quinhentos anos do Brasil. Após quase uma década de inatividade, a COPEL ressuscita a iniciativa e agora sob a batuta do maestro Rodrigo Lara, o coral da COPEL sonha com novos caminhos musicais, buscando o aprimoramento técnico e principalmente, ''curtindo muito'' a alegria de cantar.

Grupo Vocal Curitibôcas


O Grupo Vocal Curitibôcas integra o projeto artístico/cultural da Paidéia – Escola de Música de Curitiba e traz no nome sua intenção: música nas vozes e amor à sua cidade. Sob a regência de Dirceu Saggin e Assistência de André Dittrich, o grupo é formado por  profissionais de diversas áreas, que apresentam em seu repertório a Música Popular Brasileira, aproveitando a enorme diversidade de estilos e ritmos, sempre com arranjos vocais e instrumentais exclusivos. Com mais de 15 anos existência e inúmeras apresentações o grupo ultrapassou as fronteiras internacionais levando seus shows à Argentina e mais recentemente para Portugal.



Coral Curumim

Bom pra Voz, Bom pra Vida
Com o Coral Curumim iniciaram dois grandes eventos do calendário oficial do Natal de Curitiba: os Concertos de Natal nas janelas do Palácio Avenida; e a Árvore Encantada do Hotel Radisson. O grupo já atuou ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná nas óperas “Carmem”, de Bizet; “Carmina Burana, de Carl Orff; “La Bohème”, de  Puccini,  “Oratorio Liverpool”, de Paul McCartney e Carl Davis e “Adiemus, Songs of Sanctuary, de Carl Jenkins. Também atuou com a orquestra da PUC  e com a Camerata Antíqua de Curitiba e foi protagonista de um dos mais importantes trabalhos musicais produzidos sobre Curitiba: a Ópera Curitim – a Lenda de Curitiba, de 1996, composta pelos  paranaenses, Edilberto Vasconcelos e Julmar Leardini.
Além da formação de repertório, constituído de obras musicais eruditas e populares, o trabalho do Curumim incluí montagens de musicais, nos quais os integrantes atuam como cantores e atores. Por oferecer acesso à música e  vivências em outras linguagens artísticas, o coral , hoje com 24 anos, vem contribuindo para abrir  perspectivas de futuro aos participantes. Muitos ex-curumins são, hoje, professores de música, instrumentistas, atores, cantores, compositores e regentes de grupos vocais ou instrumentais.
O Coral é ligado ao Movimento Arte pelo Ambiente, Sustentabilidade e Promoção Humana Curumim – MAPA Curumim, entidade que desenvolve projetos de música, incentivo à leitura e educação ambiental.




Coro Encanto

O Coro Encanto é formado por 9 crianças de 7 a 9 anos, todas alunas da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelman, e existe há dois anos como atividade extra-curricular na escola. O nome "Encanto" foi escolhido pelas crianças, assim como a organização dos arranjos e coreografias também tiveram sua participação.



Coral FAE

O Coral da FAE foi fundado dia 06 de maio de 2008,  como mais uma atividade do Núcleo de Extensão Universitária da FAE. O Coral FAE tem o objetivo de incentivar jovens e adultos a vivenciarem o universo musical do canto coral, por meio do conhecimento técnico e do convívio social dos ensaios e apresentações. O Coral FAE é direcionado aos universitários da FAE. Podem também participar professores, funcionários, familiares ligados à FAE e ao Colégio Bom Jesus e pessoas da comunidade.




Coral Feliz

Fundado há catorze anos, o Coral Feliz é formado por mulheres que gostam de cantar e estar entre amigas. O grupo teve seu início na Escola de Música Opus, sob a regência de Martinho Lutero Klemann.  Os ensaios faziam parte da grade curricular da escola. Quando a escola deixou de funcionar, o grupo passou a ensaiar nas casas das integragrantes, tornando-se assim, um grupo independente. O local dos ensaios continua sendo nas casas das coralistas até hoje. Essa é uma particularidade do grupo que, certamente traz muita união e companheirismo. Sob a regência de Vivian Voos Tavares o grupo participa em diversos eventos na cidade de Joinville-SC como encontros de corais, eventos natalinos e apresentações em ancionatos e hospitais, realizando  trabalho  voluntário. O Coral Feliz já gravou quatro CDs e realizou dois concertos. Também participou em duas edições do Festival Cultural em Itajaí. Em seu repertório prevalece a música popular brasileira, embora estejam presentes também música japonesa, americana e alemã. Recentemente, participou do Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte, representando a cidade de Joiville neste evento de corais.

Coro Gato na Tuba

O Coro Gato na Tuba que teve inicio em setembro de 2008, atende cerca de 50 crianças e adolescentes entre 08 e 13 anos. É mantido pela Associação Beneficente São Roque que mantém diversos projetos de arte na comunidade do Guarituba em Piraquara. É regido pela Maestrina Ana Cristina Lago desde seu inicio em setembro de 2008. O Coro tem feito inúmeras apresentações na comunidade, nas Escolas locais, em jantares, teatros, eventos e empresas. Atualmente o coro consta de 56 cantores que além da participação assídua de 2 ensaios semanais ainda recebe aulas de Linguagem Musical.


Grupo de MPB da UFPR

Criado em 1994 a partir da preferência de alguns integrantes do Coral da UFPR pela execução de músicas vinculadas ao repertório popular nacional, o Grupo de MPB da UFPR se dedica à pesquisa e divulgação da Música Brasileira de todas as épocas e estilos, revividas em arranjos atuais, buscando explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico. É formado por profissionais e estudantes da comunidade interna e externa à Universidade. Apresentou recentemente o espetáculo Criança de Mim no Teatro da Reitoria e se prepara para a gravação do segundo CD, fruto da intensa pesquisa dos cantores e diretora musical por obras de compositores paranaenses. Desde 1995 apresenta-se nos Festivais de Inverno de Antonina.

Grupo Segundasabado


O grupo segundasabado nasceu em 2011, com o objetivo de dar formacao a cantores leigos e inicia-los em performances vocais. Filiado a Pro-Reitoria de assuntos humanos da UTP, o grupo desenvolve o projeto Pessoas Brasileiras e em 2012 introduz a pratica de cantar a vozes, utilizando-se do cancioneiro de musica popular brasileira.



Coral Harmonia

O Coral Harmonia foi fundado em 1956 na forma de uma Sociedade Civil , denominado Circulo Cultural de Cantores Brasileiro Germânico Harmonia. Seguindo a tradição dos corais da Alemanha, seus sócios são exclusivamente os cantores e cantoras do coral. A sociedade tem sede própria na Alameda Princesa Izabel, onde cultiva em ensaios semanais o canto coral, unindo em seu repertorio musicas brasileiras com canções folclóricas das regiões de idioma alemã.


Coral Jovens de Ontem

Com o objetivo de desenvolver a expressão artistico-vocal, possibilitando assim a inclusão social e a integração das pessoas da terceira idade na arte musical, formou-se o Coral Jovens de ONtem, em 1998. O coral conta hoje com 32 integrantes que voluntariamente frequentam os ensaios e representam a cidade de maringá em apresentações e festivais em todo o estado.



Kanthus Grupo Vocal

O Kanthus Grupo Vocal nasceu de um grupo de amigos, amigos entre si e amigos da música que um dia tiveram um sonho em comum, o sonho demonstrar sua arte! Arte de cantar, de viver, sentir, respirar e curtir muita música boa.
O pequeno grupo iniciou suas atividades no dia 06/05/2006 e rapidamente agregou mais e mais componentes, crescendo rápido em tamanho e vontade. Hoje comemorando o seu 5º aniversário cresceu em maturidade e qualidade, conquistando espaço no cenário cultural de Curitiba e agora alastra seus limites pelo Brasil.
Interpretando um vasto repertório de música popular brasileira, erudita, cívica, folclórica e internacional, tem se apresentado em muitos locais na cidade de Curitiba: Teatro HSBC, Teatro Guaira, Teatro Fernanda Montenegro, Teatro Paulo Autran, pelos mais diversos motivos estão em igrejas, templos, bosques, praças. Também estão em apresentações na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, bem como convidados do Município de Almirante Tamandaré e ainda assistidos em apresentações no Aeroporto Internacional Afonso Pena e Renault do Brasil.
O grupo Khantus também se envolve num trabalho social de sensibilização através da música apresentando-se anualmente no Hospital de Clínicas de Curitiba, Hospital Vita e Hospital Angelina Caron.
Tradicionalmente, desde sua criação, no final de cada ano, o grupo leva mensagens musicais de paz, amor, solidariedade e união cantando e encantando o Natal pelas ruas da cidade de Curitiba.
Em 2010 representou o Paraná, participando do FIC, o maior Festival Internacional de Corais da América do Sul. Estiveram em Minas Gerais juntamente com outros 150 corais do Brasil e do mundo. Foram ouvidos nas cidades de Belo Horizonte, Santa Luzia e Ouro Preto.
Em 2011 participou  do Festival Internacional de Corais denominado Canta Brasil, na cidade de Caxambu em Minas Gerais e este ano participará da programação de Natal na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Desde a sua criação, é regido e coordenado pelo Maestro Cristiano Prestes.




Lumen Coral

Crianças felizes, espontâneas e expressivas reunidas para cantar e levar alegria às pessoas. Esse é o retrato do Lumen Coral. Nosso coral nasceu em agosto de 2008 como uma atividade extracurricular para alunos do 2º ao 5º ano da Escola Lumen, sob a regência de Rosane Jorge e Ligia Lopes.  Neste curto espaço de existência já realizou dois musicais: Os Saltimbancos e O Vale Encantado.  Em 2012 passou por uma grande renovação e conta com a participação de 30 alunos, com idade entre 4 e 10 anos.  É regido por Rosane Jorge.




Coral Maria Carola Keller

O Coral Maria Carola Keller foi fundado em 1996 através do Projeto Pró-humano no Hospital Dona Helena, de Joinville-SC, que visa a humanização dos atendimentos aos pacientes. É formado por funcionários do Hospital e participa em eventos internos e externos à instituição. São ap´resentações nos corredores do hopital, bem comoeventos especiais como preparação de autos de Natal. Ogrupo já tem 2 CDs gravados e participação em diversos encontros de coros e festivais culturais.



Coral Marina Fidelis

O Coral Marina Fidelis foi fundado em agosto de 1998 por Rogério Bittencourt com a finalidade de acolher a comunidade espírita numa atividade de sensibilização através da música. O projeto deu certo e se mantém até hoje como uma atividade permanente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) acolhendo amantes da música, amadores na sua maioria, para uma atividade prazerosa nos sábados à tarde. Sob a regência de Rosanair Neves Franco desde julho de 2005 o grupo continuou seu trabalho desenvolvendo um repertório dentro da MPB sempre buscando as músicas com letras poéticas e de conteúdo altruísta. Uma das características mais marcantes do grupo é levar a música com muita alegria àqueles que não possuem recursos financeiros e ou culturais para apreciá-la.



Coral Municipal de Salto Veloso

É um coro misto a capella, fundado em 01 de julho de 1991 por iniciativa de algumas pessoas da comunidade que valorizavam o canto coral. Dentre as finalidades do coral estão aprimorar a arte musical cantada, ajudar a comunidade a melhor entender a música cantada e difundir a cultura do município. O grupo mantem participação ativa e constante no município e região se fazendo presente em missas solenes, eventos cívicos e comunitários e encontros regionais de corais. É também, membro da Liga Cultural e Artística Sul Brasileira onde integra a classe A-1 de coros a capella. Conta atualmente com 36 membros e é orientado pela regente Maria Eloiza Otto, bacharel em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.



Quinteto Quatro por Uma

O Quinteto Quatro por Uma foi criado em março de 2012, com o objetivo inicial de ser um grupo com um repertório variado, explorando possibilidades desta formação de grupo acappella inusitada: 4 vozes masculinas, e uma feminina. O grupo, composto por Leonardo Lima (Baixo), Luque Diaz (Barítono), Gabriel Machado (Tenor), Lucas Hernandes (Tenor) e Celeste Oliveira (Mezzo-Soprano), dedica-se a atualmente a músicas do estilo Barber Shop, e composições e arranjos dos integrantes do grupo.



Coral Sanepar

O Coral Sanepar foi fundado em 1983 e é composto por funcionários e ex-funcionários. Apresenta-se em eventos sociais, ambientais, datas comemorativas nacionais e estaduais,  e tráz em seu repertório de Música Popular Brasileira  a imagem de uma empresa que se preocupa com a disseminação da cultura, com ênfase aos temas relacionados à proteção/preservação da água, do meio ambiente e de todo o planeta com regência de Cristiane Alexandre.



Coral Unidade Municipal de Saúde Tarumã

O Coral da Unidade Municipal de Saúde Tarumã nasceu de uma ideia em agosto de 2010, após algumas conversas entre os funcionários que gostam de cantar. Deu-se inicio a busca por um maestro. O  convite  para o maestro Jurandir da Silva  e sua esposa foi feito por uma Médica da Unidade de Saúde. O coral iniciou as atividades em setembro de 2010, realizando várias apresentações até hoje, entre elas abertura de campanhas de vacinas e inauguração de outras Unidades. O Coral foi aberto para a comunidade em geral que goste de cantar. Os ensaios  são realizados todas as terças-feiras as dezesseis e trintas horas no Espaço saúde.



Coral Volvo

O Coral Volvo formou-se em maio de 2011, em razão do patrocínio da Volvo ao projeto do SESI-Paraná (Coral do Trabalhador e da Comunidade), realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O grupo tem como objetivo encontrar no canto "a cappella" a forma de expressão e sensibilidade artística que caracteriza o repertório vocal e coral em todos os períodos da História da Música.



Oficina de Canto Coral da UTFPR

A Oficina de Canto Coral da UTFPR é voltada para a comunidade interna e externa e busca proporcionar aos alunos uma vivência no Canto Coral, desenvolvimento da sua voz, percepção auditiva, senso ritmico e amplicar os seus conhecimentos musicais por meio do fazer artísticos.



Coral UTFPR

Fundado em 1966 pelo Maestro Francisco César Leinig e Wilson dos Santos, auxiliado pelo professor Wilson dos Santos até 1974, o Coral da UTFPR acompanhou, ao longo de seus quarenta e dois anos, as mudanças e desenvolvimentos da instituição que representa. Na longa mudança de Coral do CEFET-PR para Coral da UTFPR, foi dirigido por oito maestros e maestrinas, com diferentes repertórios e linhas de atuação, mas sempre aliando os benefícios do canto coral para seus integrantes e a comunidade à busca de qualidade artística e técnica na representação da instituição.
Nos quase trinta anos em que esteve sob a direção de Francisco Leinig, o Coral participou de diversas apresentações em Curitiba e muitas outras cidades do Brasil, participando e sendo premiado em diversos Encontros de Corais. Neste período, o grupo participou também de programas de televisão, e em 1969 gravou sete compactos com músicas eruditas e populares (incluindo o Hino do CEFET –PR), e em 1978 acrescentou ao repertório registrado um LP.
Atualmente a frente da atividade Coral da UTFPR está a Maestrina Priscilla Battini Prueter. Desde 2009 tem buscado desenvolver e ampliar a atividade coral na instituição, com cursos regulares, grupos artísticos, encontro de corais, entre outras atividades que fomentam o canto coral dentro e fora da universidade. O Coral UTFPR mantem atualmente duas frentes de atuação: a oficina coral, voltada para a formação de novos coralistas e o Coral UTFPR, que é um grupo artístico com espetáculos regulares e participação em diversos eventos, programas de televisão, matérias em jornais impressos, etc.

4 comentários:

  1. Que ótimo!! serão dias incríveis!! Muita música e muita festa!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitas organizações deveriam seguir este belo exemplo de investir em Cultura. Precisamos de mais iniciativas Culturais neste País.

    ResponderExcluir
  3. O Coral da Avm da fez-se representar nesse evento da UTFPR.

    ResponderExcluir