Com o Coral UTFPR e Camerata Antiqua de Curitiba
Regência e Comentários: Keith McCutchen (Estados Unidos)
Preparação Coral UTFPR: Priscilla Prueter e Brenno Lima
Convidados: saxofonista Todd Wright (EUA)
clarinetista Jairo Wilkens (BR)
A Soulful Celebration foi produda pelo norte-americano Quincy Jones, compositor, arranjador vocal, trompetista e produtor musical de trilhas sonoras.
O saxofonista convidado, Todd Wright, é considerado o embaixador do jazz na Carolina do Norte (EUA). O clarinetista Jairo Wilkens que trabalha em Curitiba, recentemente conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos.
No programa Jazz Vespers, do próprio MacCutchen, e a composição Aleluia do Messias, de Georg Friedrich Handel, versão do álbum Handel's Messiah: A Soulful Celebration, foi produzida pelo norte-americano Quincy Jones, compositor, arranjador vocal, trompetista e produtor musical de trilhas sonoras.
Segundo o maestro o uso moderno do termo Jazz Vesper significa uma performance de jazz, sem qualquer aplicação do texto nem da estrutura formal do serviço de Vésperas da Igreja Católica Romana, Grega Ortodoxa ou liturgias anglicanas.
Na abertura o versículo das vésperas, seguida por conjuntos de Salmos que contêm pedidos de oração pela paz e pela justiça. O Salmo 139 vem em estilo de balada lenta, seguida por um verso de hino coral de vozes masculinas e, na sequência, o coro completo.
Na continuação, início do texto pelo coro em estilo de moteto, uma forma solene de música festiva e herança do século XV. A configuração do Magnificat começa com de melodias do jazz convencional dos anos 30 e 40, e segue para uma valsa em tempo de jazz.
O concerto termina com Messias de Handel. O The Soulful Messiah mistura as vozes originais concebidas por Handel com o Gospel e Soul. O álbum recebeu o Prêmio Grammy, em 1992, de melhor disco contemporâneo Soul Gospel Album.
Nenhum comentário:
Postar um comentário